terça-feira, 7 de setembro de 2010

SERMÃO 02 - O TESTEMUNHO DA MULHER SAMARITANA

INTRODUCÃO: JO 4:1-3
1. O ministério de Cristo é dividido resumidamente em três períodos:
• Inicial – do batismo ao chamado dos discípulos na Galiléia
• Intermediário (anos galileus) – da fuga da turba inimiga a cura dos cegos de Jericó; exerceu-o na Galiléia, Peréia, Judéia e circunvizinhanças
• Última semana – desde a maldição da figueira até pesca maravilhosa na Judéia
2. Os fatos registrados em João 4 não aparecem nos sinópticos; e ocorreram no período inicial

I – O OBJETIVO FRUSTRADO – Vs. 1-3.
1. Mesmo no início do seu ministério, Jesus teve oposição acirrada dos líderes judeus. Estes tentaram de todos os meios obstar o ministério de Cristo
2. Quando começou fazer discípulos, os fariseus tentaram pôr os discípulos não ocasionais (fixos) de Jesus contra os de João Batista.
3. Para evitar conflitos desnecessários, Jesus retirou-se voltando para a Galiléia.
4. APLICAÇÃO: Faz parte do método do inimigo causar desinteligências na igreja e que seus membros tenham sentimentos de superioridade, pois assim começou o pecado.

II – O ENCONTRO COM A SAMARITANA – Vs. 9.
1. Jesus saíra da Judéia ao romper da alva e chegara, então a Galiléia ao meio-dia, após andar aproximadamente 30 km. A hora mencionada por João segue o calendário romano, e corresponde ao meio-dia.
2. Vs. 12 - Os samaritanos eram de mesma origem étnica que os judeus
3. Enquanto os judeus tinham a Abraão como referência, os samaritanos tinham a Jacó.
4. Quando a Assíria levou as dez tribos do norte para outras terras em 720 aC. Alguns dos que permaneceram casaram-se com os estrangeiros emigrados, tornando-os parecidos com os judeus:
5. Eram concomitantemente politeístas e adoradores de Jeová
6. Tinham concepções religiosas parecidas, mas diferentes dos judeus: não aceitavam tradições orais, só criam no Pentateuco e em dois profetas: Moiséis e no esperado Messias.
7. Por isso os samaritanos eram chamados ironicamente pelos judeus de chuteus
8. O centro de adoração do Jerizim foi destruído pelos judeus em 129 aC. Nos dias de Jesus, só havia ruínas, entretanto, os samaritanos tinham este lugar como sagrado.
9. Jesus falou com a mulher de estirpe samaritana apenas como meio de início de um diálogo; pois tinha algumas razões para não falar com ela:
• Tratava-se de uma samaritana
• Era uma mulher – os rabinos judeus não falavam nem com suas próprias esposas ou filhas em lugares públicos
10. APLICAÇÃO: Cristo não se restringiu aos preconceitos sociais, mas procurou evangelizar a todos e teve sabedoria ao lidar com aqueles que pensavam ter concepções corretas, mesmo ao confrontá-las. Olhe alguém com uma visão espiritual

III– JESUS OFERECEU O MELHOR PARA AQUELA MULHER – Vs. 10,13-14
1. A água na Palestina era denominada de o dom de Deus
2. Ao analisarmos a bíblia, a água representa:
• A purificação do mal – dilúvio, limpeza sacerdotal, batismo no Mar vermelho, etc.
• Inocência – era utilizada como prova de inocência em situações de suspeita de pecado no sacerdócio levítico. Só podem bebê-la os regenerados
• A água da vida no Apocalipse é símbolo de salvação
3. O poço de Jacó tinha mais de 30 metros de profundidade; a samaritana inicialmente estava literalizando o que Jesus estava lhe dizendo.
4. Por isso, Jesus mostrou-lhe que sabia de sua vida não para lembra-lhe do seu pecado, mas para fazê-la sentir sua própria necessidade.
5. Em seguida, lhe ensinou algumas verdades: a adoração a Deus não está limitada a um determinado lugar, que o Messias viria dos judeus, como adorar a Deus e declarou-se como o Messias.

IV – O CARÁTER MISSIOLÓGICO DO MINISTÉRIO DE CRISTO – Vs 4
1. Ao sair da Judéia com destino a Galiléia, a bíblia diz que era lhe necessário passar por Samaria. Por quê? Isto revela o caráter missiológico do ministério de Jesus
2. Todas as vezes que aparecem frases com significados parecidos, fica claro que há relação com o senso de missão de Cristo, exemplo:
• Jô 3:14... importa que o filho do homem seja levantado
• Jô 9:4 convém que faça as obras daquele que me enviou
• Jô 12:34 ...e como dizes tu que convém que o filho do homem seja levantado?
• Jô 20:9 ...era necessário que ressuscitasse dos mortos
3. Ao sair da Judéia com destino a Galiléia, havia um caminho mais próximo cujo percurso não abrangia esta cidade samaritana. Jesus foi a Sicar com uma missão definida
4. O ministério de Cristo pode ser sintetizado em três ações: ensinar, pregar e curar (ver Mt 9:35). Duas destas três ações se manifestaram no encontro de Jesus com a mulher samaritana

V – UMA MISSIONÁRIA EXEMPLAR – Vs 28-30; 39
1. A bíblia não diz o nome desta samaritana, mas menciona algo mais importante que precisamos saber: sua disposição em aceitar e testemunhar logo em seguida
2. Ao deixar seu cântaro, está claro que aquela mulher intencionava voltar após correr aproximadamente 1,5 km, provavelmente na mesma direção que os discípulos, Sicar
3. É provável que esta mulher morasse em Sicar há pouco tempo, pois alguém que por seis vezes tomara maridos de outras, não teria tanta credibilidade de uma pequena cidade. Se morasse ali há mais tempo não teria seu testemunho tão creditado

VI – O MÉTODO E O OBJETIVO EVANGELÍSTICO DE DEUS
1. Nos escritos de EGW podemos encontrar três dimensões teológicas de missão:
a. Soteriológica – Ver SC 21:
• Pregar aos ignorantes é uma questão de salvação dos semelhantes, o que se vê na atitude de Cristo.
• É também uma questão de cumplicidade na salvação ou perdição do próximo. Sicar, não poderá culpar aquela mulher no juízo.
• A samaritana tentou alcançar a todos; convidou a todos.
b. Escatológica – Ver Ev. 697:
• Faz parte do plano de Deus que a igreja cumpra sua parte, pois Deus tem cumprido a Sua. Esta história é, hoje, um estímulo para nós.
• A volta de Jesus é o elemento motivador da missão. Se o primeiro advento o foi àquela mulher, muito mais o é o segundo.
• A omissão significa vitória de Satanás na vida das pessoas, inclusive na minha se eu não pregar. Pela sua, alguns se perderão. A samaritana não o foi.
• A mulher samaritana pregou com esta função: a vinda de Jesus (mas a primeira, nós a segunda)
c. Eclesiológica – Ver DTN 174:
• Há uma dupla missão da igreja perfeitamente definida por dois termos teológicos:
• Koinonia (comunhão) – por isso Jesus fez referência à adoração no Vs. 23 e Kerigma (proclamação) – o desejo de Deus é que sejamos uma fonte Vs. 14. Se existe uma prova de discipulado (evidência) da fonte verdadeira, a koinonia e o kerigma são as melhores.
• As forças centrípeta e centrífuga lembram Israel e a Igreja Primitiva, respectivamente; estas concepções eram ferozmente defendidas nos dias de Cristo, o que justifica a atitude discriminatória à samaritana.
• É imperativo que sejamos uma fonte, daí os porquês da própria existência da igreja: comunhão e missão.

VII – CONCLUSÃO:
1. ILUSTRAÇÃO: O pastor Rodolpho Cavalieri conta que, quando tinha oito anos de idade, seu pai levou toda a família para a roça. Era um lugar sem luz elétrica, água encanada, padaria, armazém, etc; só passava uma caminhonete uma vez por semana a 30 km de distância. A casa era de pau a pique e terra batida no chão. Seu pai usou uma grande casa de cupinzeiro para sua mãe assar pão. Ele punha lenha no forno de cupim e, quando estava quente, usava uma enxada de cortar mato para tirar as brasas e a enxada quente era colocada dentro de uma valeta de água e então esfriava. Isso acontecia porque no fogo a enxada amolecia e voltava a retemperar. Com o tempo, a enxada ficou amolecida, totalmente destemperada, não servindo mais para sua função principal: cortar o mato no meio das plantas. Há muitos na igreja que são como aquela enxada: amolecidos pelo pecado, não estão servindo à sua função principal: pregar o evangelho.
2. Imagine que, no milênio, você esteja na terra envolta totalmente no caos, observando os mortos e, de repente, três pessoas ressuscitam: um amigo a quem você via semanalmente na escola e em outros lugares, um vizinho e um parente. E eles começam lhe questionar: Porque você não nos avisou de tudo isso? Porque não insistiu conosco? Porque deixou que nos perdêssemos? O que você poderia dizer-lhes?
3. A DSA pesquisou e constatou que os membros contactaram com a mensagem adventista pela primeira vez através dos seguintes meios:
• Cruzada evangelística – 5%
• Programa especial da igreja – 3%
• Pastor – 6%
• Iniciativa própria – 3%
• Amigos ou parentes – 79%
4. Com base na referida estatística chegamos a seguinte conclusão: A maioria absoluta dos membros da IASD conheceu o evangelho através de outro membro.
5. Pense sobre isso, pois hoje é o dia que você pode fazer algo pelos amigos, pelos vizinhos e familiares. Oremos para que Deus nos dê um espírito de comunhão e missão.
6. Pense se, hoje, você tem o mesmo senso de missão daquela mulher samaritana, pois este é um sinal externo daqueles que, realmente herdarão o reino.

PERGUNTA 22 - Deus se importa com os animais?

1. Observações importantes: *Deus criou todos os animais (Gn 1; Jr 27:5); *Todos os animais são propriedade de Deus (Sl 50:10);...