Introdução
- Os anjos tem,
individualmente, diferentes capacitações e hierarquias (veja Querubim;
Serafim), e são
altamente organizados (Rm 8.38; Ef 1.21; 3.10; Cl 1.16), Dois dos anjos
mais importantes
sao Gabriei (Dn 8.16; 9.21; Lc 1.19,26) e Miguel, o arcanjo (Dn 10.13,21; 12.1;
Judas 9; Ap 12.7). – (Dic. Wycliffe, pág. 138).
Significado
de Arcanjo na bíblia
A palavra arcanjo aparece
duas vezes na bíblia.
*I Ts 4:16;
*Jd 1:9;.
- “Arc”
provém do prefixo grego archi, mas palavras correlatas como arché e archon
também devem ser consideradas.
Arche
significa princípio e também envolve idéia de governo e autoridade. É traduzida
como “governo” em I Coríntios 15:24 na bíblia inglesa King James; por
“principado” em Efésios 1:21 e “primeiros rudimentos” em Hebreus 5:12. Archon
significa “príncipe”, “governador”. Arche e archon às vezes são empregados em
relação a nosso Senhor, como na expressão “Anjo do Senhor”. Arche é empregado
messianicamente em Isaías 9:6, onde na Septuaginta (tradução de Bagster) é
vertido por “governo” na expressão “cujo governo” [arche] está sobre Seus
ombros [do Messias].
No Novo
Testamento, nosso Senhor Jesus é chamado “o princípio” [arche] (Cl 1:18),
também “Alfa e Ômega”, o princípio [arche] (Apoc; ver também Ap 22:13).
Archon é frequentemente traduzido por
“governador”, “príncipe”, etc. Contudo é empregado uma vez no Novo Testamento
em relação a Jesus, “o soberano” [archon]
dos reis da Terra” Ap 1:5).
Archon
é por vezes empregado em sentido messiânico, e assim se refere a Cristo nosso
Salvador. Ele é um “príncipe [archon] e governador dos povos” (Is 55:4) Ele é
Aquele que será “condutor [archon] em
Israel” (Mq 5:2, versão Septuaginta de Bagster).
Outra
palavra grega com o mesmo prefixo archi é archegos, derivada de archi e
hegeomai ou ago – “conduzir”, etc.
O termo
archegos como se encontra na Septuaginta é geralmentevertido pela tradução de
Bagster como “cabeça”, “capitão”, “chefe”, “governador”, “príncipe”, etc.
No Novo
Testamento, porém, é empregado unicamente com referência a nosso Senhor. Ele é
referido como Capitão – “o capitão [archegos]
da salvação deles” (Hb 2:10); como autor – “o autor [archegos] da fé Hb 12:2; algumas versões trazem à margem a
observação “iniciador”; como Príncipe. – “Príncipe [archegos] e Salvador” At 15:31); e “Autor [archegos] da vida” (At 3:15, à margem “autor”).
O estudo
das palavras gregas acima demonstra que, por vezes, eles foram aplicados a
Cristo nosso Senhor; mais ainda, que archegos
no Novo Testamento em todos os casos se aplica a Jesus.
À luz do que foi exposto, cremos que
“o divino Filho de Deus, um de cujos títulos é “Miguel, o arcanjo”, é o
dirigente dos exércitos angelicais. Para nós, , contudo, de modo algum Lhe
subtrai a divindade, como também não Lhe subtraiu o fato de ter se tornado
homem e assumido nossa carne...
Nos
escritos judaicos, Miguel é reconhecido como o Advogado em Israel, o mediador
em muitas maneiras. – (Questões sobre Doutrinas, pág. 90 e 91).
Quero transcrever duas
afirmações importantes do Comentário Bíblico Adventista:
CBA, Vol. 7, pág. 250,
comentário de I Ts 4:16: “Arcanjo. Do gr. Archaggelos “anjo principal”,
“primeiro anjo”, composto de archi, um prefixo que denota “liderança” ou
“importância”, e aggelos, anjo, portanto, “o líder dos anjos”. No NT, a palavra
archaggelos ocorre apenas aqui e em
Judas 9, em que Miguel é declarado arcanjo. Este comentário apóia o ponto de
vista de que Miguel é nosso Senhor, Jesus Cristo...”
CBA, Vol. 7, pág. 896,
comentário de Ap 12:7: Miguel. Do gr. Michael, transliteração do heb. Mika’el,
que significa “quem [é] como Deus?” Miguel é chamado de “um dos primeiros
príncipes” (Dn 10:13), “o grande príncipe (Dn 12:1) e também de “o arcanjo” (Jd
9). A literatura judaica descreve Miguel como o maior dos anos, o verdadeiro
representante de Deus e O identifica como o anjo de Yahweh...Uma análise das
passagens bíblicas sobre Miguel leva à conclusão de que Ele é o próprio Senhor
e Salvador Jesus Cristo...
-
Arcanjo: significa: “primeiro anjo” ou “anjo principal”;
Significado de Miguel na
bíblia
O vocábulo Miguel aparece
cinco vezes na bíblia.
*Dn 10:13;
*Dn 10:21;
*Dn 12:1;
*Jd 1:9;
*Ap 12:7;
- Miguel:
significa “quem é semelhante a Deus”;
No
hebraico, “semelhante” significa “igual” (ver João 5:18; 19:7).
Na bíblia, apenas Jesus ou Satanás são apresentados como
príncipes (Js 5:14 e 15; Is 9:6; Dn 8:11 e 25; 9:25; At 5:31; Jo 12:31;
14:30; 16:11 Ef 2:2). Em Dn 8:11, 25, 10:13, 21, 12:1 há referências explícitas
a Jesus como príncipe e em Ap 12:1, há uma alusão implícita. Interessante é que
não são apenas os Adventistas do Sétimo Dia que identificam Miguel com o Senhor
Jesus Cristo. Comentaristas como João Calvino, Matthew Henry, entre outros,
tiveram a mesma opinião! Também é importante salientar que a mesma Bíblia que chama
a Miguel de “um dos primeiros príncipes” diz ser Ele “o vosso príncipe” (Daniel
10:21) e “o grande príncipe” (Daniel 12:1). Comparando esses textos com Isaías
9:6 e Atos 5:31, não podemos ter dúvidas de que o Ser aí mencionado é Cristo
(Mark Finley em Revelando os Mistérios do
Apocalipse, 125).
“A literatura judaica descreve a Miguel como o mais
elevado dos anjos, o verdadeiro representante de Deus, e o identifica como
“anjo de Yahweh”, o qual se menciona com frequência no Antigo Testamento como
um ser divino” (Dicionário Bíblico
Adventista do 7º Dia [CD ROM, espanhol).
Na literatura pseudo-epígrafa, por exemplo, Miguel é
apresentado como um dos sete anjos celestiais (1 Enoque 20:1 a 7; 81:15; 90:21
e 22; Tobias 12:15), e um dos quatro que se encontram mais próximos do trono de
Deus (1 Enoque 9:1; 40:1 a 10; 54:6; 71:8, 9 e 13). Essas tradições
extrabíblicas têm sido usadas por muitos comentaristas contemporâneos para
alegar que Miguel é apen.as um anjo, criado por Deus, que exerce a função de
principal líder das hostes angélicas (citado em http://www.biblia.com.br/perguntas-biblicas/arcanjo/quem-e-o-arcanjo-miguel/).
“MIGUEL, O
ARCANJO. Nome e título de um ser
celestial mencionado em Judas 9 como estando a contender com o diabo a respeito
do corpo de Moisés. O nome Miguel ocorre também em Daniel 10:13, 21; 12:1 como
um dos “primeiros príncipes” dos judeus, que tinha estado a ajudar a Gabriel na
corte da Pérsia, quem somente concedeu a Gabriel o conhecimento do futuro e que
livraria o povo de Daniel de seus inimigos no fim do tempo. O contexto requer
que Miguel seja considerado como um ser sobrenatural. Em Apoc. 12:7, Miguel
ordena as forçar angélicas na grande batalha no céu que resultou na expulsão de
Lúcifer e seus anjos. Em cada caso o nome ocorre no contexto do conflito com
Satanás. Clemente de Alexandria, Orígenes e Dídimo se referem a Judas 9 como
uma citação do pseudepígrafo Assunção de Moisés, grandes porções do qual,
porém, não contêm tal declaração.
Os
*Mileritas e outros definiram Miguel, o Arcanjo, com Cristo. Em uma exposição
de Dan. 12:1 *Guilherme Miller escreveu: “Miguel, nesta passagem, deve
significar Cristo; Ele é o grande Príncipe, e Príncipe dos príncipes” (Evidences
From Scripture and History of the Second Coming of Christ, 1840, pp. 108, 209). Outros
comentários estabelecem três principais argumentos para defender Miguel como
simplesmente outro nome de Cristo: (1) A declaração em Judas 9. (2) A voz de
Cristo é a voz do Arcanjo (I Tim. 4:16). (3) Miguel é chamado um príncipe (Dan.
12:1) como Cristo o é (Is. 9:6, 7; Ez. 37:25; Dan. 8:25; 9:25; At. 5:30, 31)
(F. H. Berick, The Lord Soon to Come,
pp. 137-139{1854}).
A
maioria dos ASD têm defendido que Miguel é o Cristo. Baseado nessa e outras
passagens das *Escrituras, os ASD concluem que Miguel não é outro senão Cristo
- “Arcanjo” não no sentido de ser o anjo mais elevado (chefe entre iguais), mas
de ser regente das hostes angelicais (infinitamente maior do que eles). De
acordo com I Tim 4:16 a voz do arcanjo é ouvida quando Cristo, o Filho de Deus,
chama os mortos. Tendo em vista o fato de que Miguel significa, “Quem é igual a
Deus?” e que a rebelião de Satanás era essencialmente um desafio da divindade e
prerrogativas de Cristo como o Filho de Deus, o nome é particularmente adequado
no contexto do conflito com Satanás, no qual ele sempre ocorre. Veja SDABC,
7:706.” (citado na Encic. ASD, vocábulo Miguel).
Jesus
é identificado com o anjo do Senhor várias vezes no AT:
*Ex 32:24,29-30 e Os 12:4-5;
*Ex 3:1-6;
*Ex 23:20-21 (Mc 2:7);
*Jz 6:14;
*Jz 13:6,21-22;
*Is 63:9;
*Ml 3:1;
O que a bíblia indica é
que o anjo do Senhor tinha a missão de guiar a coletividade e agir em prol do povo
de Israel (Ex 14:19; 23:20-23; Is 63:9)
O culto aos anjos não é
permitido (Cl 2:18; Ap 19:10; 22:8-9);
Conclusão:
- Há um paralelo que fazem referência à mesma
pessoa: Jesus – (I Ts 4:16 e - Jo 5:28-29);
- Jesus é descrito como
líder dos anjos (I Pd 3:22);
- Os anjos adoram Jesus,
o Miguel [semelhante a Deus] (Fp 2:10; Hb 1:6);
- Cristo é maior que os
anjos (Hb 1:4; Ef 1:21).
O Arcanjo Miguel não pode
ser um anjo, pois os anjos são seres criados (Cl 1:16).