sexta-feira, 3 de novembro de 2017

TEMA 12 - Quem é o Arcanjo Miguel?



Introdução
- Os anjos tem, individualmente, diferentes capacitações e hierarquias (veja Querubim;
Serafim), e são altamente organizados (Rm 8.38; Ef 1.21; 3.10; Cl 1.16), Dois dos anjos
mais importantes sao Gabriei (Dn 8.16; 9.21; Lc 1.19,26) e Miguel, o arcanjo (Dn 10.13,21; 12.1; Judas 9; Ap 12.7). – (Dic. Wycliffe, pág. 138).


Significado de Arcanjo na bíblia

A palavra arcanjo aparece duas vezes na bíblia.
*I Ts 4:16;
*Jd 1:9;.
- “Arc” provém do prefixo grego archi, mas palavras correlatas como arché e archon também devem ser consideradas.
Arche significa princípio e também envolve idéia de governo e autoridade. É traduzida como “governo” em I Coríntios 15:24 na bíblia inglesa King James; por “principado” em Efésios 1:21 e “primeiros rudimentos” em Hebreus 5:12. Archon significa “príncipe”, “governador”. Arche e archon às vezes são empregados em relação a nosso Senhor, como na expressão “Anjo do Senhor”. Arche é empregado messianicamente em Isaías 9:6, onde na Septuaginta (tradução de Bagster) é vertido por “governo” na expressão “cujo governo” [arche] está sobre Seus ombros [do Messias].
No Novo Testamento, nosso Senhor Jesus é chamado “o princípio” [arche] (Cl 1:18), também “Alfa e Ômega”, o princípio [arche] (Apoc; ver também Ap 22:13).
Archon é frequentemente traduzido por “governador”, “príncipe”, etc. Contudo é empregado uma vez no Novo Testamento em relação a Jesus, “o soberano” [archon] dos reis da Terra” Ap 1:5).
            Archon é por vezes empregado em sentido messiânico, e assim se refere a Cristo nosso Salvador. Ele é um “príncipe [archon] e governador dos povos” (Is 55:4) Ele é Aquele que será “condutor [archon] em Israel” (Mq 5:2, versão Septuaginta de Bagster).
            Outra palavra grega com o mesmo prefixo archi é archegos, derivada de archi e hegeomai ou ago – “conduzir”, etc.
O termo archegos como se encontra na Septuaginta é geralmentevertido pela tradução de Bagster como “cabeça”, “capitão”, “chefe”, “governador”, “príncipe”, etc.
No Novo Testamento, porém, é empregado unicamente com referência a nosso Senhor. Ele é referido como Capitão – “o capitão [archegos] da salvação deles” (Hb 2:10); como autor – “o autor [archegos] da fé Hb 12:2; algumas versões trazem à margem a observação “iniciador”; como Príncipe. – “Príncipe [archegos] e Salvador” At 15:31); e “Autor [archegos] da vida” (At 3:15, à margem “autor”).
O estudo das palavras gregas acima demonstra que, por vezes, eles foram aplicados a Cristo nosso Senhor; mais ainda, que archegos no Novo Testamento em todos os casos se aplica a Jesus.
            À luz do que foi exposto, cremos que “o divino Filho de Deus, um de cujos títulos é “Miguel, o arcanjo”, é o dirigente dos exércitos angelicais. Para nós, , contudo, de modo algum Lhe subtrai a divindade, como também não Lhe subtraiu o fato de ter se tornado homem e assumido nossa carne...
Nos escritos judaicos, Miguel é reconhecido como o Advogado em Israel, o mediador em muitas maneiras. – (Questões sobre Doutrinas, pág. 90 e 91).

Quero transcrever duas afirmações importantes do Comentário Bíblico Adventista:
CBA, Vol. 7, pág. 250, comentário de I Ts 4:16: “Arcanjo. Do gr. Archaggelos “anjo principal”, “primeiro anjo”, composto de archi, um prefixo que denota “liderança” ou “importância”, e aggelos, anjo, portanto, “o líder dos anjos”. No NT, a palavra archaggelos ocorre apenas aqui e em Judas 9, em que Miguel é declarado arcanjo. Este comentário apóia o ponto de vista de que Miguel é nosso Senhor, Jesus Cristo...”
CBA, Vol. 7, pág. 896, comentário de Ap 12:7: Miguel. Do gr. Michael, transliteração do heb. Mika’el, que significa “quem [é] como Deus?” Miguel é chamado de “um dos primeiros príncipes” (Dn 10:13), “o grande príncipe (Dn 12:1) e também de “o arcanjo” (Jd 9). A literatura judaica descreve Miguel como o maior dos anos, o verdadeiro representante de Deus e O identifica como o anjo de Yahweh...Uma análise das passagens bíblicas sobre Miguel leva à conclusão de que Ele é o próprio Senhor e Salvador Jesus Cristo...

- Arcanjo: significa: “primeiro anjo” ou “anjo principal”;

Significado de Miguel na bíblia
O vocábulo Miguel aparece cinco vezes na bíblia.
*Dn 10:13;
*Dn 10:21;
*Dn 12:1;
*Jd 1:9;
*Ap 12:7;
- Miguel: significa “quem é semelhante a Deus”;
No hebraico, “semelhante” significa “igual” (ver João 5:18; 19:7).

            Na bíblia, apenas Jesus ou Satanás são apresentados como príncipes (Js 5:14 e 15; Is 9:6; Dn 8:11 e 25; 9:25; At 5:31; Jo 12:31; 14:30; 16:11 Ef 2:2). Em Dn 8:11, 25, 10:13, 21, 12:1 há referências explícitas a Jesus como príncipe e em Ap 12:1, há uma alusão implícita. Interessante é que não são apenas os Adventistas do Sétimo Dia que identificam Miguel com o Senhor Jesus Cristo. Comentaristas como João Calvino, Matthew Henry, entre outros, tiveram a mesma opinião! Também é importante salientar que a mesma Bíblia que chama a Miguel de “um dos primeiros príncipes” diz ser Ele “o vosso príncipe” (Daniel 10:21) e “o grande príncipe” (Daniel 12:1). Comparando esses textos com Isaías 9:6 e Atos 5:31, não podemos ter dúvidas de que o Ser aí mencionado é Cristo (Mark Finley em Revelando os Mistérios do Apocalipse, 125).
            “A literatura judaica descreve a Miguel como o mais elevado dos anjos, o verdadeiro representante de Deus, e o identifica como “anjo de Yahweh”, o qual se menciona com frequência no Antigo Testamento como um ser divino” (Dicionário Bíblico Adventista do 7º Dia [CD ROM, espanhol).

            Na literatura pseudo-epígrafa, por exemplo, Miguel é apresentado como um dos sete anjos celestiais (1 Enoque 20:1 a 7; 81:15; 90:21 e 22; Tobias 12:15), e um dos quatro que se encontram mais próximos do trono de Deus (1 Enoque 9:1; 40:1 a 10; 54:6; 71:8, 9 e 13). Essas tradições extrabíblicas têm sido usadas por muitos comentaristas contemporâneos para alegar que Miguel é apen.as um anjo, criado por Deus, que exerce a função de principal líder das hostes angélicas (citado em http://www.biblia.com.br/perguntas-biblicas/arcanjo/quem-e-o-arcanjo-miguel/).
“MIGUEL, O ARCANJO. Nome e título de um ser celestial mencionado em Judas 9 como estando a contender com o diabo a respeito do corpo de Moisés. O nome Miguel ocorre também em Daniel 10:13, 21; 12:1 como um dos “primeiros príncipes” dos judeus, que tinha estado a ajudar a Gabriel na corte da Pérsia, quem somente concedeu a Gabriel o conhecimento do futuro e que livraria o povo de Daniel de seus inimigos no fim do tempo. O contexto requer que Miguel seja considerado como um ser sobrenatural. Em Apoc. 12:7, Miguel ordena as forçar angélicas na grande batalha no céu que resultou na expulsão de Lúcifer e seus anjos. Em cada caso o nome ocorre no contexto do conflito com Satanás. Clemente de Alexandria, Orígenes e Dídimo se referem a Judas 9 como uma citação do pseudepígrafo Assunção de Moisés, grandes porções do qual, porém, não contêm tal declaração.
Os *Mileritas e outros definiram Miguel, o Arcanjo, com Cristo. Em uma exposição de Dan. 12:1 *Guilherme Miller escreveu: “Miguel, nesta passagem, deve significar Cristo; Ele é o grande Príncipe, e Príncipe dos príncipes” (Evidences From Scripture and History of the Second Coming of Christ, 1840, pp. 108, 209). Outros comentários estabelecem três principais argumentos para defender Miguel como simplesmente outro nome de Cristo: (1) A declaração em Judas 9. (2) A voz de Cristo é a voz do Arcanjo (I Tim. 4:16). (3) Miguel é chamado um príncipe (Dan. 12:1) como Cristo o é (Is. 9:6, 7; Ez. 37:25; Dan. 8:25; 9:25; At. 5:30, 31) (F. H. Berick, The Lord Soon to Come, pp. 137-139{1854}).
A maioria dos ASD têm defendido que Miguel é o Cristo. Baseado nessa e outras passagens das *Escrituras, os ASD concluem que Miguel não é outro senão Cristo - “Arcanjo” não no sentido de ser o anjo mais elevado (chefe entre iguais), mas de ser regente das hostes angelicais (infinitamente maior do que eles). De acordo com I Tim 4:16 a voz do arcanjo é ouvida quando Cristo, o Filho de Deus, chama os mortos. Tendo em vista o fato de que Miguel significa, “Quem é igual a Deus?” e que a rebelião de Satanás era essencialmente um desafio da divindade e prerrogativas de Cristo como o Filho de Deus, o nome é particularmente adequado no contexto do conflito com Satanás, no qual ele sempre ocorre. Veja SDABC, 7:706.” (citado na Encic. ASD, vocábulo Miguel).

 Jesus é identificado com o anjo do Senhor várias vezes no AT:
*Ex 32:24,29-30 e Os 12:4-5;
*Ex 3:1-6;
*Ex 23:20-21 (Mc 2:7);
*Jz 6:14;
*Jz 13:6,21-22;
*Is 63:9;
*Ml 3:1;
O que a bíblia indica é que o anjo do Senhor tinha a missão de guiar a coletividade e agir em prol do povo de Israel (Ex 14:19; 23:20-23; Is 63:9)
O culto aos anjos não é permitido (Cl 2:18; Ap 19:10; 22:8-9);

Conclusão:
 - Há um paralelo que fazem referência à mesma pessoa: Jesus – (I Ts 4:16 e - Jo 5:28-29);
- Jesus é descrito como líder dos anjos (I Pd 3:22);
- Os anjos adoram Jesus, o Miguel [semelhante a Deus] (Fp 2:10; Hb 1:6);
- Cristo é maior que os anjos (Hb 1:4; Ef 1:21).
O Arcanjo Miguel não pode ser um anjo, pois os anjos são seres criados (Cl 1:16).

PERGUNTA 22 - Deus se importa com os animais?

1. Observações importantes: *Deus criou todos os animais (Gn 1; Jr 27:5); *Todos os animais são propriedade de Deus (Sl 50:10);...