Enoque foi o sexto depois de Adão (Gn 5:3-18, I Cr
1:1-2, Lc 3:37-38);
Citações genealógicas:
Gn 5:3-18 - Sete, Enos, Cainã,
Maalalel, Jarede e Enoque;
I Cron. 1:1-2 - Adão, Sete, Enos,
Cainã, Maalalel, Jarede e Enoque;
Enoque foi o sétimo depois de Adão (Jd 1:14);
Adão, Sete, Enoque, Enos, Cainã,
Maalalel, Jarede, Jarede e Enoque;
Todos estes textos bíblicos ignoram a existência de
Caim e Abel, provavelmente, por estes não serem ascendentes de Cristo, pois
toda lista genealógica tem como descendente mais relevante Jesus, ou seja,
todos os citados nesta árvore genealógica são ascendentes de Jesus.
Abel foi substituído por Sete:
“Sete
tinha um caráter digno, e devia tomar o lugar de Abel em reto proceder. Contudo
era filho de Adão, como o pecaminoso Caim, e não herdou da natureza de Adão
mais bondade natural do que Caim herdara. Nasceu em pecado, mas pela graça de
Deus e recebendo os fiéis ensinamentos de seu pai Adão, honrou a Deus, fazendo
Sua vontade. Separou-se dos corruptos descendentes de Caim e lutou, como teria
feito Abel caso vivesse, para volver a mente dos homens pecadores à reverência
e obediência a Deus.” – HR 57.
“A
Adão foi dado outro filho, para ser o herdeiro da promessa divina, herdeiro da
primogenitura espiritual. O nome de Sete, dado a este filho, significava
"designado", ou "compensação", "porque", disse a
mãe, "Deus me deu outra semente em lugar de Abel; porquanto Caim o
matou." Gên. 4:25. Sete era de estatura mais nobre do que Caim ou Abel, e
parecia-se muito mais com Adão do que os demais filhos. Tinha caráter digno,
seguindo as pegadas de Abel. Contudo não herdou mais bondade natural do que
Caim.” – PP 80.
Conclusão:
A questão está em torno da inclusão ou não de Adão na
lista das gerações. Judas inclui o nome de Adão.