Introdução:
1. Deus aprova o uso de bebidas alcoólicas?
2. Como explicar os casos do uso de vinho e bebidas
fortes na bíblia?
3. Os hebreus faziam seu vinho de uva, de romã (Can.
8:2) e de outras frutas. Além disso, vários cereais eram empregados para a
produção de certo tipo de cerveja. Havia também a cidra ou vinho de maçã. Vinho
de mel era preparado com vinho misturado com mel e pimenta.
I
– Vocábulos para vinho no Antigo Testamento
1. Há alguns vocábulos no hebraico para designar três
espécies de vinho:
a) Yayin - “a
palavra comum para vinho envelhecido e, portanto, intoxicante (Gn 14:18; Lv
10:9; 23:13, etc (SBDA, p. 1776-1777). Palavra usada para se referir ao vinho
em geral, tanto alcoólico quanto não-alcoólico. Ocorre 140 vezes no AT. 1Sam.
1:14; Isa. 55:1.
b) Tirosh - é
usado em várias passagens para designar o suco de uva fresco ou o vinho ainda
não completamente envelhecido mas já intoxicante (Gn 27:37; Nm 18:12; Dt 12:17;
Jz 9:13; Pv 3:10; Os 4:11, etc. Essa palavra é usada para se referir ao vinho
que não é alcoólico. Aparece 38 vezes no AT e está relacionada com coisas boas:
Gên. 27:37; Sal. 104:15; Prov. 3:10; Oséias 2:22, etc.
Tirosh «fruto da vinha», mas também palavra usada para
indicar as uvas secas. A palavra é usada por trinta e oito vezes, conforme se
vê, por exemplo, em Gên. 27:28,37; Núm. 18:12; Deu. 7:13; 11:14; 12:17; Juí.
9:13; II Reis 18:32; II Crô. 31:5; Nee. 5:11; 10:37,39; Sal. 4:7; Pro. 3:10;
Isa. 24:7; 36:17; Jer. 31:12; Osé. 2:8,9,22; 4:11; Joel 1:10; Miq. 6:15; Ageu
1:11; Zac. 9:17. As uvas eram secas ao sol e preservadas em quantidade
considerável (I Sam. 25:18; II Sam. 16:1; I Crô. 12:40; Osé. 3:1). As azeitonas
eram consumidas ao natural, ou então eram espremidas para produção do azeite
(Miq. 6:15). – O AT interpretado versículo a versículo de R. N. Champlin, Vol.
6, pág. 4340
c) Yitshar, «azeite». Essa palavra hebraica também
indicava frutos produzidos em pomar, como as tâmaras, as azeitonas, as romãs,
as castanhas, etc., referindo-se àqueles frutos que podiam ser preservados para
serem consumidos durante os meses quentes, em contraste com aqueles mencionados
no primeiro ponto, qayits. A raiz da palavra yitshar significa «brilhante»,
«resplendente». É usada por vinte e duas vezes: Núm. 18:12; Deu. 7:13; 11:14;
12:17; 14:23; 18:4; 28:51; II Reis 18:32; II Crô. 31:5; 32:28; Nee. 5:11;
10:37,39; 13:5,12; Jer. 31:12; Osé. 2:8,22; Joel 1:10; 2:19,24; Ageu 1:11. –
Idem.
d) Shekar – Sempre usada para se referir ao vinho
alcoólico: Prov. 20:1; Prov. 23:29 e 30; Isa. 28:7; Isa. 5:11, etc. A bebida
consumida tempos depois e já fermentada naturalmente, ou que foi fabricada em
processo de fermentação era denominada normalmente de SHEKAR (usada 23 vezes no
AT). No hebraico temos a palavra shekar usada por vinte e três vezes (por
exemplo: Lev. 10:9; Núm. 6:3; Pro. 20:1; Isa. 5:11; 56:12; Miq. 2:11). É
traduzida por sidra ou bebida forte
2. Declarações e emprego do vinho no Antigo
Testamento:
- Proibido a sacerdotes (Lv 10:8-10);
- Proibido a narizeu (Nm 6:2-4);
- Desaconselhado a um rei (Pv 31:1-7);
- Usado no culto sagrado (Ex 29:40; Nm 15:5; 28:7);
- Ana foi repreendida quando parecia embriagada (1Sm
1:14-15)
- O descontrole é previsível (Pv 23:31-32)
- Os recabitas foram elogiados por não beberem vinho (Jr.
35:2-5)
- Se
aconselha evitar totalmente o uso do vinho (Pv 20:1)
II
– Vocábulos para vinho no Novo Testamento
1. Há três
vocábulos no grego para designar três espécies de vinho:
a) oinos – Aparece 36 vezes na bíblia e equivale a
tirôsh. Os eruditos judeus que traduziram o AT do hebraico para o grego c. de
200 a.C. empregaram a palavra oinos para traduzir varias palavras hebraicas que
significam vinho. Noutras palavras, os escritores do NT entendiam que oinos
pode referir-se ao suco de uva, com ou sem fermentação. Corresponde ao yayin,
xarope ou pasta mesclada com água para preparação de bebidas instantâneas, ou
seja, sem álcool ou de baixo teor alcoólico.
- usado por trinta e cinco vezes: Mat. 9:17. 27:34.
Mar. 2:22. 15:23. Luc. 1:15. 5:37,38; 7:33; 10:34; João 2:3,9,10; 4:46; Rom.
14:21; Efé. 5:18; I Tim. 3:8; 5:23; Tito 2:3; Apo. 6:6; 14:8,10; 16:19; 17:2;
18:3,13; 19:15).
- Em Ef 5.18, o mandamento: "não vos embriagueis
com vinho [oinos]" refere-se ao vinho alcoólico.
- Em Ap 14:8 há referência ao vinho fermentado
- Em Ap 6.6 e 19:15 oinos refere-se as uvas da videira
como uma safra que não deve ser destruída, ou seja, uma palavra genérica que se
refere ao vinho alcoólico e não alcoólico.
b) sikera - Usada apenas uma vez, fazendo alusão ao
vinho fermentado e alcoólico: Luc. 1:15; Actos 2:13. Corresponde ao Shekar do
hebraico.
c) gléukos – Deste vocábulo deriva o termo glicose e
se refere ao vinho novo e doce. Corresponde ao hebraico tirosh (Pv 3:10; Os
9:2; Jl 1:10) e aparece em At 2:13.
2. O vinho provido por Cristo para
a festa, e o que Ele deu aos discípulos como símbolo de Seu próprio sangue, era
o puro suco de uva. A esse se refere o profeta Isaías quando fala do novo vinho
"num cacho", e diz: "Não o desperdices, pois há bênção
nele". Isa. 65:8.
3. Declarações
sobre o vinho no Antigo e Novo Testamento:
- Utilizado para fins terapêuticos (I Tm 5:32;Lc
10:33-34)
- Paulo estimula a abstinência completa (I Co 3:16,
17; 6:19, 20; 1Tm 3:2, 3, 11)
- Jesus rejeitou usá-lo (Mc 15:23)
- Pedro condena a embriaguez (I Pd 4:3)
- Deus amaldiçoou os que estimulam a bebedeira (Jr.
35:2-5)
- O
bispo não deve ser dado ao vinho (I Tim 3:3; Tito 1:7)
- A
bebida está relacionada com obras da carne (Gl 5:21)
-
Bêbados não herdarão o reino de Deus (I Cr
6:10)
-
Símbolo de riqueza (Gn 49:11; Is 55:1)
-
Símbolo de alegria (Is 16:10)
-
Símbolo de desgraça (Jl 3:3)
- O
uso de bebidas alcoólicas é geralmente condenado na Bíblia (I Cr 5:11)
III
- Resultados do uso do álcool e conselhos de Ellen White
1. Consequências (sempre ruins):
- Nudez diante dos filhos (Gn 9:20, 21)
- Incesto familiar (Gn 19:30-38)
- Tragédias (Pv 23:31, 32)
- Tira o entendimento s (Os 4:11)
- O uso do vinho é portador de miséria (Pv 21:17;
23:20-21)
- Morte também pelo descontrole ante o vinho (Nm
26:21)
- Líderes espirituais erraram e se desencaminharam
devido o uso deste (Is 5:11)
- Escândalos e tropeços para a igreja (Rm 14:21)
- Traz descontrole das ações (Hc 2:5)
- Contendas (Ef 5:18)
2. Declarações de Ellen White:
- “Quanto ao chá, ao café, fumo e bebidas alcoólicas,
a única atitude segura é não tocar, não provar, não manusear” – CBV 335.
- “Quando a temperança for apresentada como parte do
evangelho, muitos notarão sua necessidade de reforma. Perceberão o mal das
bebidas intoxicantes, e que a completa abstinência é a única plataforma sobre a
qual o povo de Deus pode conscienciosamente permanecer” - (TPI, v. 7, p.
75)
IV
– Texto polêmicos
1. I Tm 3:8
2. Dt 14:26
3. Lc 7:33-34
4. (Mt 26.26-29; Mc 14.22-25; Lc 22.17-20; 1 Co
11.23-26)
5. Os 2:8-9 (Lm 2:11-12)
6. Sl 104:15
7. Pv 31:6
V
– Conclusão
1. Sigamos o conselho de Paulo no que concerne ao uso
de bebidas;
2. Sigamos o exemplo de Jesus rejeitando beber aquilo
que não faz bem
3. Deus tolerou o uso de vinhos alcoólicos e bebidas
fortes em razão da falta de entendimento do povo de Deus (assim como tolerou a
escravidão, a poligamia, exclusivismo judaico etc).
4. O primeiro gole tem sido o responsável por muita
desgraça e miséria, pois é altamente destrutivo. Segundo as estatísticas
atuais, álcool está relacionado com:
- Mais de 40% das mortes violentas;
- Aproximadamente 50% de vítimas fatais no trânsito;
- Um quarto de todos os pacientes com doenças
psiquiátricas;
- Desordens físicas como cirrose hepática, doenças
cardíacas, coma alcóolico etc;
- Milhões em perdas com indenizações e prejuízos
causados por pagamentos por companhias de seguro e apólices;
5. Sigamos o conselho de Paulo (Rm 14:19 e I Cr 10:31).