Predestinação
na bíblia
Introdução:
a) Deus destinou uns para a salvação e outros para a
perdição, independentemente do que estas fizerem?
b) Deus interfere de forma a determinar o futuro da
salvação ou perdição dos seres humanos?
Textos
Paralelos: Jacó e Esau (Rm 9:11-13[i]
ou Ml 1:2-3[ii]);
Faraó (Ex 4:21 e 7:3[iii]);
Judas (Jo 13:26-27[iv]);
contemporâneos de Cristo (Mt 27:9-10[v]);
Teoria do
calvinismo:
a) A perdição ou salvação do homem depende
inteiramente de Deus, nada influindo a postura humana;
b) Jesus não morreu por todos;
c) O Espírito Santo atua fortemente em alguns e
insuficientemente na maioria;
d) Os que, um dia, experimentam da graça jamais
perdem-na completamente.
Teoria do
arminianismo:
a) Deus elegeu os penitentes e rejeitou os descrentes;
b) Jesus morreu por todos mas só os fiéis
desfrutaram;
c) O livre-arbítrio humano precisa da graça para
desfrutar da realidade da salvação;
d) A graça é a causa do início, do desenvolvimento e
conclusão, sendo esta irresistível;
e) A vitória pode ser alcançada pelos crentes.
Estes, para ser invulneráveis, devem primar pela plenitude antes de ensinar as
escrituras.
Textos polêmicos:
Pv 16:4[vi];
At 4:28[vii];
Rm 9:18[viii];
8:29-30[ix];
Ef 1:5-6, 11[x];
Rm 9:21-22[xi]; Jd 1:4[xii];
Mt 22:14[xiii];
Princípios
bíblicos:
b) Todos foram eleitos à salvação, ou seja, Deus
quer salvar a todos Ez 18:32[xviii];
Ef 1:4-5[xix],11;
I Tm 2:3-4[xx];
Tt 2:11[xxi];
I Pd 1:2[xxii];
c) O destino humano depende de suas atitudes em relação
a Deus, do livre-arbítrio Rm 14:10-12[xxiii];
Is 1:27-28[xxiv];
Mt25:34,41[xxv];
II Pd 3:9[xxvi];
Rm 2:4-5[xxvii];
Ap 22:17[xxviii];
Jo 3:16[xxix];
Mt 7:21[xxx];
At 17:30[xxxi];
Sl 18:25-26[xxxii];
Ef. 1:13-14[xxxiii];
Rm 10:4-5[xxxiv];
I Cr 9:27[xxxv];
Js 24:15[xxxvi];
Mt 10:22[xxxvii];
d) Deus não faz acepção para salvar Rm 2:11[xxxviii].
f) Deus é onisciente Is 46:10; I Jo 3:20[xli]
Ellen G.
White:
”Mas os que... estão se entregando a Jesus... podem ouvir a voz que pronunciará
a bênção: "Vinde, benditos de Meu Pai! Entrai na posse do reino que vos
está preparado desde a fundação do mundo." Mat. 25:34. Esta é a
predestinação divina. ... Foi preparada para toda pessoa que queira obedecer a
Deus e trabalhar de acordo com os planos de Cristo, porque quando receberem o
tesouro da recompensa celestial, participarão da alegria do Senhor, uma vez que
sua alegria se achava repleta da alegria de Cristo, que consistia em ganhar
pessoas para o Salvador. Manuscrito 43, 1894”[xlii].
Considerai a tocante cena. Vede a Majestade do Céu
tendo em torno os doze por Ele escolhidos. Logo os separará para a obra que
lhes destinou. Por meio desses débeis instrumentos, mediante Sua Palavra e
Espírito, Ele Se propõe colocar a salvação ao alcance de todos[xliii].
[i] Porque, não tendo eles ainda nascido, nem tendo feito
bem ou mal (para que o propósito de Deus, segundo a eleição, ficasse firme, não
por causa das obras, mas por aquele que chama),Foi-lhe dito a ela: O maior
servirá ao menor. Como está escrito: Amei a Jacó, e odiei a Esaú.
[ii] Eu vos tenho amado, diz o Senhor. Mas vós dizeis: Em
que nos tens amado? Não era Esaú irmão de Jacó? disse o Senhor; todavia amei a
Jacó,
E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto.
E odiei a Esaú; e fiz dos seus montes uma desolação, e dei a sua herança aos chacais do deserto.
[iii] E disse o Senhor a Moisés: Quando
voltares ao Egito, atenta que faças diante de Faraó todas as maravilhas que
tenho posto na tua mão; mas eu lhe endurecerei o coração, para que não deixe ir
o povo.
Eu,
porém, endurecerei o coração de Faraó, e multiplicarei na terra do Egito os
meus sinais e as minhas maravilhas.
[iv] Jesus respondeu: É aquele a
quem eu der o bocado molhado. E, molhando o bocado, o deu a Judas Iscariotes,
filho de Simão. E, após o bocado, entrou nele Satanás. Disse, pois, Jesus: O
que fazes, faze-o depressa.
[v] Então se realizou o que vaticinara o profeta
Jeremias: Tomaram as trinta moedas de prata, preço do que foi avaliado, que
certos filhos de Israel avaliaram, E deram-nas pelo campo do oleiro, segundo o
que o Senhor me determinou.
[vi] O Senhor fez todas as coisas
para atender aos seus próprios desígnios, até o ímpio para o dia do mal.
[vii] Para fazerem tudo o que a tua
mão e o teu conselho tinham anteriormente determinado que se havia de fazer.
[viii] Porque ele completará a obra e
abreviá-la-á em justiça; porque o Senhor fará breve a obra sobre a terra.
[ix] Porque os que dantes conheceu também os predestinou
para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito
entre muitos irmãos.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
E aos que predestinou a estes também chamou; e aos que chamou a estes também justificou; e aos que justificou a estes também glorificou.
[x] E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus
Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade, Para louvor da
glória de sua graça, pela qual nos fez agradáveis a si no Amado,
Nele, digo, em quem também
fomos feitos herança, havendo sido predestinados, conforme o propósito daquele
que faz todas as coisas, segundo o conselho da sua vontade;
[xi] Ou não tem o oleiro poder sobre o barro, para da
mesma massa fazer um vaso para honra e outro para desonra? E que direis se
Deus, querendo mostrar a sua ira, e dar a conhecer o seu poder, suportou com
muita paciência os vasos da ira, preparados para a perdição;
[xii] Porque se introduziram alguns,
que já antes estavam escritos para este mesmo juízo, homens ímpios, que
convertem em dissolução a graça de Deus, e negam a Deus, único dominador e
Senhor nosso, Jesus Cristo.
[xiii] Porque muitos são chamados, mas poucos escolhidos.
[xiv] E disse o Senhor a Moisés: Eis que
dormirás com teus pais; e este povo se levantará, e prostituir-se-á indo após
os deuses estranhos na terra, para cujo meio vai, e me deixará, e anulará a
minha aliança que tenho feito com ele.
[xv] Homens de dura cerviz, e incircuncisos de coração e
ouvido, vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.
[xvi] Eis aqui, o que tão-somente
achei: que Deus fez ao homem reto, porém eles buscaram muitas astúcias.
[xvii]
Tudo quanto te vier à mão para fazer, faze-o conforme as
tuas forças, porque na sepultura, para onde tu vais, não há obra nem projeto,
nem conhecimento, nem sabedoria alguma.
[xviii] Porque não tenho prazer na morte do
que morre, diz o Senhor DEUS; convertei-vos, pois, e vivei.
[xix] Como também nos elegeu nele antes da fundação do
mundo, para que fôssemos santos e irrepreensíveis diante dele em amor;
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
E nos predestinou para filhos de adoção por Jesus Cristo, para si mesmo, segundo o beneplácito de sua vontade,
[xx] Porque isto é bom e agradável diante de Deus nosso
Salvador, que quer que todos os homens se salvem, e venham ao conhecimento da
verdade.
[xxi] Porque a graça salvadora de Deus se
há manifestado a todos os homens,
[xxii] Eleitos segundo a presciência de
Deus Pai, em santificação do Espírito, para a obediência e aspersão do sangue
de Jesus Cristo: Graça e paz vos sejam multiplicadas.
[xxiii] Mas tu, por que julgas teu irmão? Ou tu, também, por
que desprezas teu irmão? Pois todos havemos de comparecer ante o tribunal de
Cristo.
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
Porque está escrito: Como eu vivo, diz o Senhor, que todo o joelho se dobrará a mim, E toda a língua confessará a Deus. De maneira que cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.
[xxiv] Sião será remida com juízo, e os que voltam para ela
com justiça.
Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor serão consumidos.
Mas os transgressores e os pecadores serão juntamente destruídos; e os que deixarem o Senhor serão consumidos.
[xxv] Então dirá o Rei aos que
estiverem à sua direita: Vinde, benditos de meu Pai, possuí por herança o reino
que vos está preparado desde a fundação do mundo;
Então dirá também aos que estiverem à sua esquerda:
Apartai-vos de mim, malditos, para o fogo eterno, preparado para o diabo e seus
anjos;
[xxvi] O Senhor não retarda a sua
promessa, ainda que alguns a têm por tardia; mas é longânimo para conosco, não querendo
que alguns se percam, senão que todos venham a arrepender-se.
[xxvii] Ou desprezas tu as riquezas da sua benignidade, e
paciência e longanimidade, ignorando que a benignidade de Deus te leva ao
arrependimento?
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
Mas, segundo a tua dureza e teu coração impenitente, entesouras ira para ti no dia da ira e da manifestação do juízo de Deus;
[xxviii] E o Espírito e a esposa dizem: Vem.
E quem ouve, diga: Vem. E quem tem sede, venha; e quem quiser, tome de graça da
água da vida.
[xxix] Porque Deus amou o mundo de
tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê
não pereça, mas tenha a vida eterna.
[xxx] Nem todo o que me diz: Senhor,
Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que
está nos céus.
[xxxi] Mas Deus, não tendo em conta os
tempos da ignorância, anuncia agora a todos os homens, e em todo o lugar, que
se arrependam;
[xxxii] Com o benigno te mostrarás benigno; e com o homem
sincero te mostrarás sincero;
Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
Com o puro te mostrarás puro; e com o perverso te mostrarás indomável.
[xxxiii] Em quem também vós estais, depois que ouvistes a
palavra da verdade, o evangelho da vossa salvação; e, tendo nele também crido,
fostes selados com o Espírito Santo da promessa;
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
O qual é o penhor da nossa herança, para redenção da possessão adquirida, para louvor da sua glória.
[xxxiv] Porque o fim da lei é Cristo para justiça de
todo aquele que crê. Ora, Moisés descreve a justiça que é pela lei, dizendo: O
homem que fizer estas coisas viverá por elas.
[xxxv] Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando
aos outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
[xxxvi]
“Porém, se vos parece mal servir ao Senhor, escolhei, hoje, a quem sirvais: se
aos deuses a quem serviram vossos pais que estavam dalém do Eufrates ou aos
deuses dos amorreus em cuja terra habitais. Eu e a minha casa serviremos ao
Senhor.”
[xxxvii]
E odiados de todos sereis por causa do meu nome; mas
aquele que perseverar até ao fim, esse será salvo.
[xxxviii] Porque, para com Deus, não há acepção de pessoas.
[xxxix]
Porque surgirão falsos cristos e falsos profetas, e farão tão
grandes sinais e prodígios que, se possível fora, enganariam até os escolhidos.
Porque é impossível que os que já
uma vez foram iluminados, e provaram o dom celestial, e se fizeram
participantes do Espírito Santo, e provaram a boa palavra de Deus, e as
virtudes do século futuro, e recaíram, sejam outra vez renovados para
arrependimento; pois assim, quanto a eles, de novo crucificam o Filho de Deus,
e o expõem ao vitupério.
[xl]
Antes subjugo o meu corpo, e o reduzo à servidão, para que, pregando aos
outros, eu mesmo não venha de alguma maneira a ficar reprovado.
[xli] Que anuncio o fim desde o princípio, e desde a antiguidade as coisas
que ainda não sucederam; que digo: O meu conselho será firme, e farei toda a
minha vontade.
Sabendo que, se o nosso coração nos
condena, maior é Deus do que o nosso coração, e conhece todas as coisas.
[xlii] Ver também Refletindo
a Cristo MM 1986, 07 de dezembro, pág. 347: "Permanecei em Mim, e Eu
permanecerei em vós. Como não pode o ramo produzir fruto de si mesmo se não
permanecer na videira, assim, nem vós o podeis dar, se não permanecerdes em
Mim." João 15:4. ... Aqui estão as mais preciosas gemas da verdade para
todo indivíduo. Aqui está a única predestinação na Bíblia, e podeis provar-vos
escolhidos de Cristo ao serdes fiéis; podeis provar-vos escolhidos de Cristo ao
permanecerdes na videira...
[xliii] AA 18.